terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Como ganhar dinheiro com programas de computador?

Quando se fala em desenvolvimento de programas de computador, pensamos logo em aplicações para o comércio. De fato, é um bom nicho de mercado, porém altamente concorrido. Posso aqui dar alguns exemplos de grandes empresas do mercado de software que atuam nessa área: SAP, MICROSIGA, TOTVS, SANKHYA etc. Todas essas tem soluções para o mercado corporativo,grandes e médias empresas.
A conclusão obvia é que você não terá espaço nesse terreno de disputa. Mas como eu digo a meus alunos, não se ganha dinheiro fazendo aquilo que a maioria faz, mas se ganha, fazendo bem feito e o que poucos fazem. 
Partindo desse pressuposto devemos também selecionar bem nossos clientes, pois o que parece ser uma boa referencia também pode ser uma âncora amarrada no seu calcanhar. Procure começar fazendo pequenos trabalhos e manter uma constância de produtividade. Não deixe de documentar tudo processo de negociação bem como o projeto como um todo. Sempre que desenvolvemos algum programa o cliente no meio do caminho lembra daquela tela ou daquele campo que deveria ter para que a aplicação fique mais completa, no ponto de vista dele, mas que pode te atrapalhar e atrasar um tempo considerável. 
Se tudo esta documentado fica mais fácil mostrar que será necessário um novo prazo e consequentemente um novo valor a ser acrescentado no projeto. Lembre se de fazer algum tipo de comparação com a adoção do sistema que irá trazer algum ganho para a empresa que o contratou, assim se justifica o preço que esta cobrando. Infelizmente alguns empresários dão mais valor numa caminhonete ou carro de luxo que num sistema que vai lhe dar a possibilidade de ter um lucro mensal muito grande.  A rapidez na entrega também ajuda na obtenção de lucros, por isso você deve escolher bem a linguagem que vai usar.
Usar uma linguagem eficiente e que você domine faz parte de uma boa estrategia para se ganhar mercado. Se você estiver olhando como pessoa jurídica deve pensar numa linguagem que tem muita mão de obra no mercado e muito material de consulta, caso você seja pessoa física deve escolher uma linguagem que poucos dominam. Atualmente JAVA tem sido uma linguagem muito badalada no mercado ainda paga bons salários, mas já vejo que isso começa a cair, pois se você procurar já encontrará um numero bom de pessoas que "sabem programar", não vale o famoso Hello World. 
Porém há o COBOL que por uma questão de uma grande base instalada e porque nós os "dinossauros" estamos nos aposentando e abrem se novas vagas. Outro fator que ajuda é ter no seu perfil o conhecimento de JAVA e COBOL. Normalmente grandes empresas que pretendem migrar seus sistemas em COBOL o querem fazer para ambiente WEB e JAVA.
Outro nicho que vem crescendo no mercado é as aplicações para celulares. Quando falamos em celulares logo vem a cabeça ANDROID do GOOGLE, nome de um sistema operacional para telefones que vem ganhando muita força e se estabelece como um padrão. Existem várias historias de pessoas que ganharam dinheiro fazendo um aplicativo simples e que venderam a $US1,00  cerca de hum milhão de cópias. Normalmente as pessoas trocam de celular a cada dois anos e talvez menos e que cada vez mais elas querem mobilidade então o caminho a se trilhar é explorar programas que facilitem o dia a dia dos usuários. Que desejamos hoje quando saímos de casa? No meu caso, como chegar mais rápido a minha unidade de trabalho e antes de um PORTUGUÊS que todo dia me espera na porta apontando para o  relógio, risos, embora nos dois sabemos os motivos. O que quero dizer é que se meu celular tiver um GPS e minha Goiânia tivesse um sistema de câmeras de trânsito poderia ter uma rota alternativa que me pudesse chegar mais rápido através de um programa que me apontasse tal rota. 
Outro exemplo de aplicação é um que poderia me avisar no celular quais faturas tenho que pagar e quais as receitas que tem que receber no dia desde integrasse a um sistema web.
Concluindo, o mundo da programação tem muitas portas para serem abertas ou ainda portas abertas que ainda não foram bem exploradas. Cabe a você fazer uma boa capacitação na área de programação e ficar atento as oportunidades, tanto como empregado como empreendedor. Um autor que gosto, Alvim Toffler diz na Terceira onda, o emprego mudará radicalmente nos anos 2000 e que seremos mais 90% sem ter o que fazer, portanto explorar as principais necessidades do ser humano no seculo 21 será o caminho certo para se achar o veio de ouro na programação de computadores.
Um forte abraço e até o próximo post.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por contribuir para melhorar este blog, deixe sua mensagem.
Forte Abraço