domingo, 15 de janeiro de 2012

Algoritimizado a Lógica.

Não é pretensão minha ser um exímio conhecedor do português e nem tão pouco um catedrático ao ponto de criar um neologismo. O termo Algoritimizando a Lógica me foi apresentado numa apostila de lógica da professora Vanessa, que hoje uso no Senai para os cursos do F.A.T, por sinal ótima no seu objetivo.
Quando pensamos em algo e sentimos a necessidade de expor nosso raciocínio encontramos dificuldades em expor nosso pensamento. 
Demonstrar é um atributo que poucas pessoas tem, mas que pode ser facilitado, pelo uso de uma ferramenta muito interessante, principalmente para nos programadores. 
Programadores usam uma linguagem própria que as vezes dificultam sua interlocução com o mundo externo, dai o temor nerd, ser aplicado a qualquer programador mais introvertido, risos.
Segundo a wikkipedia lógica é a arte da demonstração, mas demonstrar o funcionamento de um programa de computador não é uma tarefa muito simples. Principalmente para quem esta entrando nessa área agora. 
Sinto em minhas aulas que a dificuldade encontrada por parte dos alunos é o assombro que paira, quando o exercício é pensar. Pensar faz com que as pessoas enfrente desafios no que se refere a abstração sobre o funcionamento dos desafios que lhes são apresentados.  Sem essa prerrogativa fica difícil expor nossos pensamentos no que se refere à lógica.

Usar o algoritmo faz com que possamos expressar o que pensamos em termos de funcionamento de um programa com poucas palavras. As palavras usadas nos algoritmos são chamadas de PALAVRAS CHAVES e o seu conhecimento é fundamental para que o aluno entenda o que se propõe frente a um determinado desafio.
Todo algoritmo deve ser analisado e extraído do problema proposto, toda informação do que se pretende alcançar, ou seja, com os dados de entrada desejamos obter uma nova informação. Além disso devemos pensar em um algoritmo de um velho, mas eficiente, processo de três etapas: Entrada ==> Processamento ==>Saída. Obter os dados de entrada e achar uma formula de processa-los para obter a saída desejada é o único caminho a ser seguido para quem procura aprender a arte da lógica.
Espero ter trazido luzes para o seu conhecimento, te aguardo novamente aqui. Abraço a todos.

Um comentário:

Obrigado por contribuir para melhorar este blog, deixe sua mensagem.
Forte Abraço