quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

O que é necessário para saber lógica?


Sempre que estou em sala de aula com meus queridos alunos, alguns sem pestanejarem perguntam: "O que é necessário para aprender lógica?".  É uma pergunta difícil de responder, apesar de que lógica seja algo relacionado com a matemática e que é dita como uma ciência exata. Digo isso pois no meu dia a dia tenho observado que nossos alunos estão formando no ensino médio sem que a leitura seja uma prática muito utilizada por eles.
Uai! Mas todos dizem que matemática é a base para a lógica! Sim de fato a matemática é um dos atributos necessários para saber. Mas uma boa interpretação de texto é fundamental para compreender e extrair do enunciado do desafio os seus objetivos bem como os dados necessários para sua resposta. Quando estamos diante de uma desafio a primeira coisa é entender o que se pede para resolver. Dizemos que todo problema é traz no seu enunciado o caminho para a sua solução. Mas como assim? Ao ler um problema devemos buscar os dados que são fornecidos, mas uma boa dose de intuição, abstração e dedução são importantes para encaminharmos uma solução escrita através de uma algoritmo.
Outro fator importante para resolver problemas é saber como o computador trabalha. Todos leigos acham que o computador tem vontade própria ou que seja inteligente.  Não isso somente é possível nos filmes de ficção cientifica, como exemplo "Jornada nas Estrelas" ainda levaremos muito tempo para atingir esse patamar descrito por Jim Roddenberry escritor da série. Todo computador do nosso tempo não é dotado de pensamento ou deduções tudo que ele executa é ensinado por nos programadores. Desta forma todo comportamento do computador é literalmente uma tradução do pensamento e da organização mental de uma pessoa. Tudo que programamos no computador será executado fielmente sem pular uma virgula ou ponto. Sendo assim não podemos ensinar errado pois se houver erro, este será executado, e a conseqüência serão resultados equivocados e inexatos.
Para entender a lógica é necessário disciplina  mental e também desenvolver a leitura, a matemática e claro a didática, afinal como os gregos já diziam a lógica é a arte da demonstração. Um abraço a todos e até nosso próximo artigo.

2 comentários:

Obrigado por contribuir para melhorar este blog, deixe sua mensagem.
Forte Abraço