domingo, 15 de janeiro de 2012

Orientação a objetos

O termo Orientação a Objetos é um termo que nos últimos 16 ou 17 anos tem se tornado um sonho para uns e  um pesadelo para outros. De fato para mim inicialmente foi um pesadelo, porém não me deixei levar pelos mitos que me tentaram impor. Fui atrás das informações.
Programação orientada a objeto não é um termo muito novo apesar de recentemente ter uma maior procura. Podemos citar como linguagens orientadas a objeto:  C++, C♯, VB.NET, Java, Object Pascal, Objective-C, Python, SuperCollider, Ruby e Smalltalk (fonte wikkipedia).
Mas o que venha a ser um objeto? Abstraia você a respeito de algo do mundo real, por exemplo um Cliente. Deve se descrever todas as ações que um Cliente pode ter ou relacionamento que deva ter com outros seres do mundo real (objetos). A partir dessa descrição é necessário alimentar um programa chamado Classe que poderá ser chamado a qualquer momento, instância ou objeto. 
Abstração? É a forma de pensar em algo ou contexto que sem levar em relevância aspectos mais complexos de existência ou funcionamento.

Paradigma o que é? É o que todos nos estamos acostumados a fazer mas sem perceber usamos no nosso dia a dia, modelos. Todos nos temos um modelo de vida, um modelo de comportamento, um modelo de personalidade, enfim todos temos um modo de fazer as coisas. Em programação temos o paradigma Orientado a Objeto.
Para se programar orientado a objeto é necessário que seja compreendido como se expõe a lógica de programação, use um paradigma anterior chamado de programação estruturada ou Top Down. Porque digo isso? Dentro de cada comportamento que desejamos que um objeto tenha é necessário que escreva procedimentos simples ou que chame outras instâncias de classes(objetos qualificados).
Um programa orientado a objeto tem um programa principal que chamaremos de classe principal que fará a inicialização de outras classes na memoria do computador onde está executando. Toda classe principal tem um método chamado principal (main) que é executado todas as vezes que é inicializado na memória(instanciado). Por sua vez toda vez que uma classe é instanciada um método chamado CONSTRUTOR, é executado com o objetivo de alimentar os atributos da classe com o objetivo de criar o objeto. O seu comportamento depende de quanto a classe está qualificada ou seja, a quantidade e eficiência de comportamentos disponibilizados pela classe.
O método construtor sempre é criado vazio mesmo que o programado não o faça, pois haverá circunstâncias em que devemos criar um objeto vazio. Para a maioria dos FRAMEWORKS é essencial o uso de construtores vazios ou com vários parâmetros.
Porém, o uso desse paradigma depende do amadurecimento de estruturas mentais e de maneiras de programar, portanto, para aprender a programar OO é necessário ABSTRAIR.
Aguardem novos post referentes a programação orientada a objeto. Luzes!

2 comentários:

  1. recentemente inclui no meu site
    a apostila Java e Orientação a Objetos
    http://www.geosenso.com/arquivos/caelum-java-objetos-fj11.pdf

    quem se interessar fica a dica.

    Amarildo Junior

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Amarildo pelo incentivo, farei uma visita ao seu site para ver a apostila.
      Continue visitando, toda semana conteúdo sobre programação.
      Em breve falarei sobre energias alternativas em www.energiaurbana.net.br ou www.energiaurbana.net
      Grande abraço.

      Excluir

Obrigado por contribuir para melhorar este blog, deixe sua mensagem.
Forte Abraço